Pular para o conteúdo principal

Nem sempre precisa ser caro, para ser bom...

Bom, eu sei e CONCORDO que na “maioria das vezes” as coisas mais caras “costumam” ser MELHORES!
No “nosso mundo craft”, por exemplo, percebo que muitas amigas preferem trabalhar com tecidos importados. A variedade de estampas e a qualidade dos tecidos são uma “verdadeira tentação” para os nossos olhos! Eu não posso “afirmar” se realmente “existe uma diferença gritante” porque EU MESMA nunca comprei nenhum, apesar de achar que são MARAVILHOSOS!
As máquinas de costuras americanas possuem recursos também MARAVILHOSOS. Nesse caso eu AFIRMO porque comprei uma da marca BROTHER e confesso que ela me CONQUISTOU em muitos aspectos. Mas NÃO LARGO A MINHA SINGER FACILITA que “amo de paixão”! (rs...)
Sei que no meu caso, essa minha SINGER é bem mais simples do que a minha BROTHER, mas também sei que ao longo dos anos aqui no Brasil, surgiram máquinas muito modernas também!
Enfim, estou escrevendo tudo isso porque tem momentos que “ou não queremos” ou “não podemos” gastar com coisas caras e então o jeito é IMPROVISAR!
E tem algo que desde que comecei a fazer o curso de patchwork básico, SEMPRE achei caro: o tal spray de cola importado!
E no meu caso, surgiu outro problema: como moro em apartamento, cada vez que eu usava esse spray (o primeiro e único que comprei), como não era ao “ar livre”, eu melecava toda a minha mesa de cola, porque espirra para todo lado! E NUNCA mais comprei esse produto, porque achava CARO e DESAJEITADO!
Foi então que decidi achar uma SOLUÇÃO pra isso!
Fiz um teste e sinceramente o RESULTADO me agradou muito! Então decidi vir aqui compartilhar com vocês.
Num belo dia, olhei em volta, vi o estojo do meu fofinho de 9 anos. Olhei para uma COLA BASTÃO, a COLA BASTÃO olhou pra mim! (rs...)
E foi aí que resolvi passar “de leve” a cola bastão na manta acrílica para segurar o tecido de uma peça que estava produzindo, a qual se não usasse cola, não ia de modo algum conseguir passar o viés em volta! Porque quem faz patchwork sabe que o “tecido literalmente anda e sai do lugar”! E isso deixa QUALQUER CRAFTER EXTREMAMENTE ESTRESSADA! (rs...)
E a partir de então, eu só uso essa colinha baratinha e prática, porque afinal de contas, com dois filhos com idade escolar, TODO ANO faz parte da LISTA DE MATERIAIS!
Espero que tenham CURTIDO!
Grande beijo!

Iara Passerotti - IP Handmade





Comentários

Marcele Leite disse…
Vou experimentar!!! Esse spray ninguém merece... rs Adorei a dica. =*
Marcele, eu sinceramente...
...não curto essa encrenca não! rs...
Depois me fale o que achou! :)
Beijos!
Maria Filomena disse…
Cara amiga,
como você mesma disse: nem sempre o mais caro é o melhor, e e temos que pensar que os fabricantes desses produtos querem é vender, é ter lucro...e para tanto, se possível agregar valores aos ditos produtos..
Dessa forma, se o produto faz essa lambança toda, e você achou uma saída bem mais prática e barata....meus parabéns e muito obrigada pela dica....E já agora, eu não sabia que havia esse recurso de usar cola...muito bem...aprendi mais uma hoje...
muito obrigada,
com abraços de Maria Filomena
Atelier Caseiro disse…
Já vi o spray mas nunca usei. Uso sempre manta termocolante... Ela adere de lve no tecido qdo passamos o ferro. Bem simples de usar. Mas igual, curti a dica da colinha!
Lu disse…
Muito boa sua dica! Vou experimentar também!
Não sou tão experiente assim em costuras "sofisticadas", mas no meu blog tenho postado dicas sobre máquinas de costura. Com o tempo, vou postar sobre outras coisitas mais.
Vou adorar sua visita!
http://oceanodevidro.blogspot.com/

Bjokas,
Lu
Leila Sassaki disse…
Adorei a dica!!! Tenho alguns projetos em mente com a manta acrílica e essa dica com certeza vai facilitar minha vida.
Beijo!
Nunca usei esse spray, mas imagino que faça uma meleca, rs.
Uso a manta resinada, que é só passar o tecido a ferro, que gruda, fica uma belezinha. Claro que também depende da qualidade, tem lotes que não vem legal, e não colam muito, mas sempre deu pra trabalhar bem.

Boa dica da cola bastão. Como é que fica depois de lavar a peça, vc chegou a testar, pra ver se não mancha ou fica grudando?

Beijos!
Vivi
Jelleen disse…
oi adorei tudo o seu blog é lindo...hein,estou esperando a sua visitinha lá no meu cantinho ... OK
coisinhas-da-jujuba.blogspot.com
Beijokasss no coração
Isabella Morais disse…
Olha, eu odeio costurar na manta acrícila justamente por conta dessa dança! GRRR

Adorei essa dica, vou testar e já!

:D
harumi disse…
puxa, nunca tinha me ocorrido passar a cola bastão!!! muito obirgada por compartilhar esta dica preciosa (mas não cara!)
beijocas,
da harumi
Amei a dica!! Legal quando a gente experimenta algo e dá certo!! E esse é um grande achado!!
Bjos,
Adalgisa Cruz.

Postagens mais visitadas deste blog

Receita CASEIRA de ANTI MOFO...

Já que ontem comentei por aqui, sobre “economia” em casa, hoje trouxe mais uma dica para vocês! Só que dessa vez, não está relacionada com trabalhos CRAFTS, mas sim, com algo para vocês utilizarem em casa, mais especificamente, dentro dos ARMÁRIOS de roupas. A maioria de vocês deve conhecer aqueles POTINHOS QUE EVITAM MOFOS, que são geralmente MUITO CAROS! Há algum tempo atrás, porém, eu acabei comprando 5 unidades desse produto. Cada um custou em média R$9,00 (no supermercado aqui perto de casa). Bom, ótimo, PERFEITO se não fosse um detalhe: agora apenas 1 mês depois esses “danadinhos” resolveram ficar TODOS JUNTOS CHEIOS DE ÁGUA, no limite de trocá-los! Foi então que eu pensei: “Puxa vida, mas já?!” Logo percebi que aqui em casa, dentro dos armários não dá para ficar sem! E enquanto trabalhava com minha máquina de costura essa semana, assistindo conforme também já disse anteriormente aqui, o único programa da tarde que gosto: MULHERES na TV GAZETA, eis que SURGE UMA SANTA MULHER dando dic…

Vídeo do Passo a Passo do Programa Atelê na TV...

Pessoal aqui está um “vídeo caseiro” (peço desculpas por uma pequena falha técnica aos 4 minutos da filmagem rs...) do meu passo a passo apresentado no Programa Ateliê na TV no dia 22/06/2012.          Em breve eles irão disponibilizar o vídeo na íntegra no site, que por enquanto está apenas com a parte escrita (lista de materiais e modo de execução), mas para “quebrar um galho” trouxe aqui para vocês que não puderam assistir ou que gostariam de ver novamente! Abaixo também segue o molde da peça, mas ATENÇÃO: o desenho está SEM ESCALA, é preciso apenas utilizar as medidas e preparar seus próprios moldes ok!
Grande beijo Iara Passerotti - IP Handmade


Preparem seus corações, fui na 25 de Março !!!

Para variar eu chego em casa, depois de ter ido na Rua 25 de Março, cheia de NOVIDADES!!! E corro aqui para mostrar para vocês! Eu sempre digo e não me canso de repetir que “CADA VEZ QUE VOU ATÉ LÁ CONHEÇO UMA LOJA DIFERENTE!” Quem mora em São Paulo, sabe que não é exagero, mas é que realmente a VARIEDADE de coisas para vender de todos os setores que vocês puderem imaginar é ENORME por lá! E hoje eu DESCOBRI o “PARAÍSO” e mais um pouquinho do “MUNDO DO SCRAPBOOK”. Comentei sobre isso ontem aqui. Bom, vamos ao que interessa! Comprei coisas “fofas” numa loja chamada A GAIVOTA. Eles não têm tanta variedade como a loja citada ontem por aqui, a Scrapsampa, (mesmo porque a maioria dos produtos são nacionais), mas sinceramente saí de lá bastante “contente e feliz” com minhas NOVAS AQUISIÇÕES. (eu na verdade sempre fico feliz com tudo que compro por mais simples que seja rs...). E o mais bacana foi o super atendimento de duas moças: uma vendedora chamada Conceição e uma representante da Toke e Cr…