06 março 2012

Nem sempre precisa ser caro, para ser bom...

Bom, eu sei e CONCORDO que na “maioria das vezes” as coisas mais caras “costumam” ser MELHORES!
No “nosso mundo craft”, por exemplo, percebo que muitas amigas preferem trabalhar com tecidos importados. A variedade de estampas e a qualidade dos tecidos são uma “verdadeira tentação” para os nossos olhos! Eu não posso “afirmar” se realmente “existe uma diferença gritante” porque EU MESMA nunca comprei nenhum, apesar de achar que são MARAVILHOSOS!
As máquinas de costuras americanas possuem recursos também MARAVILHOSOS. Nesse caso eu AFIRMO porque comprei uma da marca BROTHER e confesso que ela me CONQUISTOU em muitos aspectos. Mas NÃO LARGO A MINHA SINGER FACILITA que “amo de paixão”! (rs...)
Sei que no meu caso, essa minha SINGER é bem mais simples do que a minha BROTHER, mas também sei que ao longo dos anos aqui no Brasil, surgiram máquinas muito modernas também!
Enfim, estou escrevendo tudo isso porque tem momentos que “ou não queremos” ou “não podemos” gastar com coisas caras e então o jeito é IMPROVISAR!
E tem algo que desde que comecei a fazer o curso de patchwork básico, SEMPRE achei caro: o tal spray de cola importado!
E no meu caso, surgiu outro problema: como moro em apartamento, cada vez que eu usava esse spray (o primeiro e único que comprei), como não era ao “ar livre”, eu melecava toda a minha mesa de cola, porque espirra para todo lado! E NUNCA mais comprei esse produto, porque achava CARO e DESAJEITADO!
Foi então que decidi achar uma SOLUÇÃO pra isso!
Fiz um teste e sinceramente o RESULTADO me agradou muito! Então decidi vir aqui compartilhar com vocês.
Num belo dia, olhei em volta, vi o estojo do meu fofinho de 9 anos. Olhei para uma COLA BASTÃO, a COLA BASTÃO olhou pra mim! (rs...)
E foi aí que resolvi passar “de leve” a cola bastão na manta acrílica para segurar o tecido de uma peça que estava produzindo, a qual se não usasse cola, não ia de modo algum conseguir passar o viés em volta! Porque quem faz patchwork sabe que o “tecido literalmente anda e sai do lugar”! E isso deixa QUALQUER CRAFTER EXTREMAMENTE ESTRESSADA! (rs...)
E a partir de então, eu só uso essa colinha baratinha e prática, porque afinal de contas, com dois filhos com idade escolar, TODO ANO faz parte da LISTA DE MATERIAIS!
Espero que tenham CURTIDO!
Grande beijo!

Iara Passerotti - IP Handmade





11 comentários:

Unknown disse...

Vou experimentar!!! Esse spray ninguém merece... rs Adorei a dica. =*

Handmade with love... disse...

Marcele, eu sinceramente...
...não curto essa encrenca não! rs...
Depois me fale o que achou! :)
Beijos!

Maria Filomena disse...

Cara amiga,
como você mesma disse: nem sempre o mais caro é o melhor, e e temos que pensar que os fabricantes desses produtos querem é vender, é ter lucro...e para tanto, se possível agregar valores aos ditos produtos..
Dessa forma, se o produto faz essa lambança toda, e você achou uma saída bem mais prática e barata....meus parabéns e muito obrigada pela dica....E já agora, eu não sabia que havia esse recurso de usar cola...muito bem...aprendi mais uma hoje...
muito obrigada,
com abraços de Maria Filomena

Atelier Caseiro disse...

Já vi o spray mas nunca usei. Uso sempre manta termocolante... Ela adere de lve no tecido qdo passamos o ferro. Bem simples de usar. Mas igual, curti a dica da colinha!

Lu disse...

Muito boa sua dica! Vou experimentar também!
Não sou tão experiente assim em costuras "sofisticadas", mas no meu blog tenho postado dicas sobre máquinas de costura. Com o tempo, vou postar sobre outras coisitas mais.
Vou adorar sua visita!
http://oceanodevidro.blogspot.com/

Bjokas,
Lu

Leila Sassaki disse...

Adorei a dica!!! Tenho alguns projetos em mente com a manta acrílica e essa dica com certeza vai facilitar minha vida.
Beijo!

Vivi - Vita Colorita disse...

Nunca usei esse spray, mas imagino que faça uma meleca, rs.
Uso a manta resinada, que é só passar o tecido a ferro, que gruda, fica uma belezinha. Claro que também depende da qualidade, tem lotes que não vem legal, e não colam muito, mas sempre deu pra trabalhar bem.

Boa dica da cola bastão. Como é que fica depois de lavar a peça, vc chegou a testar, pra ver se não mancha ou fica grudando?

Beijos!
Vivi

Jelleen Kalline disse...

oi adorei tudo o seu blog é lindo...hein,estou esperando a sua visitinha lá no meu cantinho ... OK
coisinhas-da-jujuba.blogspot.com
Beijokasss no coração

Unknown disse...

Olha, eu odeio costurar na manta acrícila justamente por conta dessa dança! GRRR

Adorei essa dica, vou testar e já!

:D

harumi disse...

puxa, nunca tinha me ocorrido passar a cola bastão!!! muito obirgada por compartilhar esta dica preciosa (mas não cara!)
beijocas,
da harumi

Atelier Mil e Uma Artes disse...

Amei a dica!! Legal quando a gente experimenta algo e dá certo!! E esse é um grande achado!!
Bjos,
Adalgisa Cruz.

Mega Artesanal 2017 - CraftShop e Bastidores

Olá pessoal!  A CraftShop esteve na Mega Artesanal 2017! Venham com a gente ver um pedacinho do que aconteceu por lá! Grande bei...