15 setembro 2011

Um detalhe aqui, outro detalhe ali...

Lidar com trabalhos manuais, no meu ponto de vista, exige determinadas doses de empenho, dedicação e principalmente de certa de habilidade. Esta última adquirimos e ganhamos com o passar do tempo, na maioria das vezes e dependendo claro de cada trabalho.
Eu acredito que como muitas de vocês, já me “aventurei” em diversas áreas desse “mundo craft”: tentei iniciar com biscuit, mas como dizem “não rolou” (rs...), parti então para decoupage em caixinhas de MDF, as quais gostei bastante e obtive sucesso entre as pessoas em volta de mim, mas o fato de mexer com tintas, causava uma sujeira ao final e o cheiro forte era algo que me incomodava bastante.
Dentre outras coisas que tentei fazer, por fim descobri que a minha “verdadeira vocação” era a costura mesmo!
Só que o fato de infelizmente eu não ter a minha avó materna por perto, uma costureira de “mão cheia”, e da minha mãe não querer “chegar nem perto” de uma máquina (talvez por cansaço de ter convivido com isso a vida toda ou por lembranças da minha avó...) as dificuldades foram aparecendo ao longo do meu caminho.
Mas graças a Deus eu fui vencendo essas dificuldades, seja com uma dica de alguma amiga pela internet, seja com uma dica de uma professora de um curso básico de patchwork o qual fiz ou então olhando um vídeo do YouTube (bendito seja quem inventou essa ferramenta e mais ainda quem se prontifica a colocar um vídeo por lá rs...).
Mas tem uma coisa, um “ingrediente” que não se encontra por aí não. E que está dentro de cada pessoa que realmente quer “fazer a diferença”. Digo isso porque o valor do trabalho em si, não está só no resultado final daquela “determinada peça” a qual costurei (isso dizendo no meu caso), mas também nos “detalhes que a cercam”.
Eu como filha de um projetista “extremamente detalhista” herdei do meu pai “algumas manias”. Aqui vem aquele velho ditado de que “pagamos a língua” (rs...) porque o meu pai NUNCA fazia uma coisa com pressa ou então que não tivesse um cuidado enorme com cada “detalhezinho”, fosse ao encapar um livro pra mim ou fosse fazer um logotipo ou detalhamento de um projeto do metrô por exemplo.
E eu sou assim também. Sei que muitas vezes, para acrescentarmos esses detalhes, levamos tempo e dinheiro também. Mas não me arrependo de “cada coisinha” que coloco ao finalizar uma peça.
Trouxe para vocês hoje, alguns exemplos do que estou comentando, nas fotos abaixo. Nessas fotos vocês vão encontrar alguns detalhes das peças que estou produzindo, para presentear “amigas fofas” (como comecei a contar anteriormente aqui). Coisas como, por exemplo: um cartão carinhoso com um detalhe feito com tesoura de picotar; uma miçanga colocada na ponta de um fio de seda, devidamente queimado para não desfiar; um botãozinho colocado bem no centro de um fuxico fofo; uma fita de cetim amarrada e também com suas pontinhas queimadas para não desfiar; uma tag (etiqueta) com o meu logotipo de tulipinha criada por mim a qual é minha marca pessoal; uma etiqueta de tecido também com minha tulipinha e meu nome; um carimbo o qual mandei fazer para colocar em cartões ou saquinhos de papel, deixando a minha “marquinha também” e por fim, um cartão desejando os parabéns para quem quer que tenha adquirido ou recebido um produto by IP Handmade feito sempre com muito carinho por mim!

Um grande beijo
Iara Passerotti - IP Handmade


8 comentários:

Unknown disse...

Iara fofa! Você é uma fonte de inspiração! Vendo o que você faz e como você faz nos ensina a colocar amor e carinho em tudo o que fazemos e sempre enriquecer ao máximo com os pequenos detalhes.
Quando iniciei no "mundo craft" tinha a péssima mania de ver logo o resultado da peça pronta,(nem preciso dizer que horrível que era) mas com o passar do tempo fazendo cursos e aprendendo com os recursos que a internet nos dá aprendi que não adianta ter pressa e hoje em dia se eu precisar de 3 dias para finalizar uma peça que antes fazia em 1 dia só, vou levar os 3 dias e ter a satisfação do produto bem acabado.
Bjks carinhosas e até amanhã!!!
Eli

Jac Mon disse...

Oi Iara,
tudo é fruto do carinho e amor com que se faz o trabalho.Quando a gente faz o que gosta nada é sacrifício ou penoso não é? Tudo é uma forma de mostrar carinho, zelo, cuidado. Felizes são aqueles que conseguem captar esta mensagem.
Um abração pra ti.
Jac Flormosuras

Fernanda Reiko disse...

Iara querida, quando a gente faz o que gosta e com amor o resultado é fantástico...sempre. Grande beijo priminha

Lucineide Cantinho do Fuxico disse...

Olha concordo com tudo que vc disse, o que importa no final é fazermos o que nos dá prazer. É muito gratificante! Como vc não tenho ninguém pra pegar umas dicas quando tenho dúvidas, mas graças à internet tenho aprendido muito e estou conseguindo superar minhas dificuldades.
Uma quinta encantadora!
Beijos!
Lu!

Soraia disse...

Olá Iara !
Tudo bem ?!
Como você já sabe, eu também ADOOORO detalhes.
Confesso que às vezes perdi meu sono preocupada como terminar aquela determinada peça com o devido acabamento.
Meu esposo sempre diz que o artesanato é "feito à mão" então por mais que fique bem feito, não ficará igual à uma peça feita em máquinas em uma fábrica.
Mas quem disse que euzinha escutava ele, logo ficava horas imaginando como a peça ficaria melhor aos olhos do cliente ou à uma pessoa querida ...aff, já passei noites em claro, mas agora estou mais tranquila e primeiramente estudo o determinado trabalho e vejo as possibilidades.
Atualmente uso o que aprendi na área administrativa na hora de executar a peça e assim faço com que o desenrolar do trabalho fique mais tranquilo e prazeiroso.
Pois o artesanato tem que lhe dar o prazer de "fazer" !!!
Mas mesmo assim "às vezes fico numa ansiedade ... rsrsrs"
Beijos e ADOOOREI sua postagem tá ?!
Soraia.

Handmade with love... disse...

Eli, adorei as palavras minha amiga, obrigada!

Jac, fico feliz que tenha entendido a mensagem! :)

Fê, te adoro prima! E adoro mais ainda suas visitas carinhosas por aqui!

Lu, adoro suas visitas e seus comentários!

Soso, vc tb é muito caprichosa, te admiro ainda mais por isso!!

Grande bj à todas vocês!!!

Unknown disse...

Iara,

Bom Diiiaa!

Fiquei imensamente feliz com a sua visita em meu espaço. Afinal, somos novas amigas craft e tenho certeza que vamos trocar muitas dicas, informações, sugestões e muito carinho!

Que bom que gostou da sugestão se seguir por email .. saiba que já estou seguindo! .. me siga também por email!

Bjs e um ótimo final de semana
Sucesso!

Handmade with love... disse...

Julia, que bom conhecer pessoas bacanas assim como vc e ainda mais sendo uma "AMIGA CRAFTER" rs...
Grande beijo
Iara

Mega Artesanal 2017 - CraftShop e Bastidores

Olá pessoal!  A CraftShop esteve na Mega Artesanal 2017! Venham com a gente ver um pedacinho do que aconteceu por lá! Grande bei...