27 abril 2012

Dicas de como combinar os tecidos...


           
           Gente, gosto não se discute, isso está mais do que provado! Ainda mais quando falamos de produtos crafts, notamos que as pessoas podem fazer um mesmo tipo de trabalho (necessaire, bolsa, estojo, etc.), mas NUNCA ficarão iguais uns dos outros. Cada pessoa tem seu gosto e estilo próprio e devemos respeitar isso!
            Eu fico bastante feliz quando uma pessoa conhecida, próxima ou não, comenta que meus trabalhos têm boas combinações de tecidos. E de vez em quando algumas me perguntam como faço essas combinações.
            Olha gente, na verdade não existe uma fórmula pra isso, porque quando eu “bato o olho” e vejo os tecidos lá na loja juntinhos, ou eu vou com a “cara deles” ou então faço aquela careta pensando “humm esse eu não gostei!” (aqui às vezes é um motivo de discussão entre eu e minha mãe, porque temos gostos diferentes rs...).
            Bom, é por isso que estou aqui! Queria deixar claro que essas são as dicas as quais eu uso mas cabe a cada uma de vocês levarem em conta o gosto pessoal por cores, estampas, desenhos, etc.
            Vamos lá!
            Quando fiz curso de patchwork pela primeira vez, a minha professora me deu uma pequena dica, e eu NUNCA MAIS ESQUECI, ela disse: “Iara, quando você for comprar tecidos, coloque os que você está imaginando comprar, bem próximos uns dos outros!”.
            Por que isso gente?! Porque na hora vocês já conseguem observar se um combina com o outro! Claro que aqui também gente é preciso ter bom censo: não podemos carregar aqueles rolos enormes de tecido pra lá e pra cá dentro de uma loja, primeiro porque são pesados e segundo porque os vendedores iriam à loucura! Eu faço assim: entro na loja, olho no geral todos eles e já começo a ver se encontro tons parecidos. Existem lojas (exemplo a Loja Metrópole em São Paulo) que já fazem um mostruário separado por tons, são as MELHORES na minha opinião! Depois peço para cortar algum e falo para o vendedor me emprestar e saio encostando ele nos outros (alguns torcem o nariz, mas com educação a gente consegue quebrar isso “às vezes” rs...).
            Mas e se vocês foram comprar apenas um, ou então alguns para combinar com outros existentes em casa?! Aqui vocês podem levar um “pedacinho” desses que vocês têm em casa. (bem pequeno, que caiba até no bolso) Porque assim vocês não correm o risco de chegar em casa e descobrir que aquele tecido NUNCA vai combinar com nenhum! Eu confesso que de teimosa, já passei por isso, e demorei muito para encontrar “um par para o bendito”. (rs...)
            Outra dica: quando vocês quiserem combinar muitas estampas, cuidado! Nem sempre elas combinam entre si. Tome cuidado para a peça não ficar o que chamamos de “muito carregada de cores”. Nessa hora uma coisa eu garanto: poá, xadrez e listrado, são “verdadeiros tecidos coringas” na hora de fazer isso! Isso porque eles têm geralmente apenas duas cores, e isso facilita bastante!
            Eu particularmente CURTO DEMAIS estampas pequenas e delicadas. (Quem me acompanha já deve ter percebido isso) Um exemplo disso são os tecidos chamados FLORAIS MIÚDOS! Eu só AGORA estou COMEÇANDO A ME ARRISCAR a comprar estampas maiores, mas são raras às vezes porque eu realmente tenho uma “quedinha” por flores pequenas. (rs...) E já sinto maiores dificuldades nas combinações, é preciso tomar bastante cuidado para não desperdiçar dinheiro e fazer com que algum tecido não fique lá “abandonado” no fundo de uma caixa, baú, etc.
            Abaixo eu trouxe algumas fotos, mostrando essas dicas descritas acima. Espero que vocês se inspirem e façam muitas combinações e projetos fofos por aí!      
Grande beijo
Iara Passerotti - IP Handmade





13 comentários:

Unknown disse...

Olá, Bom Dia, Iara! Adorei as dicas.E aproveitando o assunto tecido, vou te pedir um favor: queria saber o preço de tecidos como esse que usou nas fotos aí em SP e onde poderia comprá-lo, de preferencia lá na 25 de março, pois tenho uma pessoa que vai a SP mes que vem e vou fazer umas "encomendas". Se não for abusar, pode caprichar num email! (marciaaglima@yahoo.com.br) Bjs

Marcinha disse...

É bem por ai mesmo. Gostei da metrópole trouxe vários. O preço é mais salgado mas a tentação é maior ainda.
Também tenho comprado esses de flores miúdas os chamados "Liberty". Tá caprichando nesses posts e o povo vai começar a abusar da sua boa vontade...♥ Beijos amiga. #secuida

Handmade with love... disse...

Obrigada amigas!

Seguinte: tecidos BONS mas não tão baratos, vcs encontram na METRÓLE mesmo!

Não tem como gente, mas o BARATO a qualidade é inferior, como na maioria das coisas que compramos nessa vida!

A dica é de que: VALE O INVESTIMENTO!

beijos Iara

Maria Madalena (Madá) disse...

Oi Iara, também uso o mesmo principio apesar de não costurar muito, mas quando monto as minhas caixas sigo a mesma linha de raciocínio. Adoro a Metrópole apesar dela ser mais cara.Beijos.

Maria Filomena disse...

Iara,
muito obrigada pela aula...
não só de conhecimento e bom gosto,
mas acima de tudo de abnegação e disponibilidade em passar os seus conhecimentos adiante....
Gostei!!!
Também costumo comprar estampas pequenas..., mas confesso que tenho dificuldade em combiná-las...
acredito que tenho acertado mais nas compras, mas nem sempre é fácil...

abraços e bom final de semana

de MF

blogcantinhodeideias disse...

Oiiii Bom dia !!!

Gostei muito dicas, confesso que tenho medo de misturar os tecidos, mas agora irei me aventurar !!!
Beijos

http://tais-olly-crafts.blogspot.com.br/

Déborah Belmiro disse...

Olá Iara!!
Boas dicas!!
Acho que todas são assim... bate o olho e já fica imaginando as possíveis combinações e onde usar, né!!

Na semana passa fui à loja de tecidos e vi essa estampa de cupcakes... me apaixonei na hora... mas não levei! Quero voltar lá e comprar!

Beijokas... bom final de semana!
cantinhodadeborah.blogspot.com

Patrícia Medeiros disse...

Iara, adorei seu post!
Eu também tenho um pouco de dificuldade em fazer as combinações, mas uma professora de patch me deu uma dica ultra-mega-legal!!! Quando estou em dúvida com a combinação de um tecido estampado, com uma grande variação de cores, dou uma olhada na orela onde tem as cores usadas na impressão e procuro por um tecido num daqueles tons. Não tem erro, sempre dá certo!
Beijos grandes!!!
Será que a gente se encontra no Rio neste feriadão? rsrsrs...

Alê lira disse...

Muito obrigada por dividir conosco o seu conhecimento, que o universo te devolva em dobro muito sucesso!!!

Alê lira
bylirarts.blogspot.com

Mirella Navarro disse...

Adorei as dicas sempre tenho dificuldade em combinar tecidos! Ontem mesmo fui na lija e não tie nenhuma inspiração! Vou seguir suas dicas na próxima compra!

Abraços

Unknown disse...

passei,gostei,fiquei!!muito legal tuas dicas,eu sou pessima nisso..
beijos

Cynthia disse...

Adorei as dicas, Iara!
Eu ainda teimo em usar os tecidos lisos em combinações... Mas não recomendo pra ninguém! Mancham e são superchatos de trabalhar! Tem que ter uma paciência de Jó! Aff...
Tô vendo que vou ter que aderir aos poás nas combinações tbm... rsrs
Bj.

Juliana! disse...

Perfeito o post!
obg pelas dicas,isso ajuda muito :)

Bjão

Mega Artesanal 2017 - CraftShop e Bastidores

Olá pessoal!  A CraftShop esteve na Mega Artesanal 2017! Venham com a gente ver um pedacinho do que aconteceu por lá! Grande bei...