Pular para o conteúdo principal

Dicas de como combinar os tecidos...


           
           Gente, gosto não se discute, isso está mais do que provado! Ainda mais quando falamos de produtos crafts, notamos que as pessoas podem fazer um mesmo tipo de trabalho (necessaire, bolsa, estojo, etc.), mas NUNCA ficarão iguais uns dos outros. Cada pessoa tem seu gosto e estilo próprio e devemos respeitar isso!
            Eu fico bastante feliz quando uma pessoa conhecida, próxima ou não, comenta que meus trabalhos têm boas combinações de tecidos. E de vez em quando algumas me perguntam como faço essas combinações.
            Olha gente, na verdade não existe uma fórmula pra isso, porque quando eu “bato o olho” e vejo os tecidos lá na loja juntinhos, ou eu vou com a “cara deles” ou então faço aquela careta pensando “humm esse eu não gostei!” (aqui às vezes é um motivo de discussão entre eu e minha mãe, porque temos gostos diferentes rs...).
            Bom, é por isso que estou aqui! Queria deixar claro que essas são as dicas as quais eu uso mas cabe a cada uma de vocês levarem em conta o gosto pessoal por cores, estampas, desenhos, etc.
            Vamos lá!
            Quando fiz curso de patchwork pela primeira vez, a minha professora me deu uma pequena dica, e eu NUNCA MAIS ESQUECI, ela disse: “Iara, quando você for comprar tecidos, coloque os que você está imaginando comprar, bem próximos uns dos outros!”.
            Por que isso gente?! Porque na hora vocês já conseguem observar se um combina com o outro! Claro que aqui também gente é preciso ter bom censo: não podemos carregar aqueles rolos enormes de tecido pra lá e pra cá dentro de uma loja, primeiro porque são pesados e segundo porque os vendedores iriam à loucura! Eu faço assim: entro na loja, olho no geral todos eles e já começo a ver se encontro tons parecidos. Existem lojas (exemplo a Loja Metrópole em São Paulo) que já fazem um mostruário separado por tons, são as MELHORES na minha opinião! Depois peço para cortar algum e falo para o vendedor me emprestar e saio encostando ele nos outros (alguns torcem o nariz, mas com educação a gente consegue quebrar isso “às vezes” rs...).
            Mas e se vocês foram comprar apenas um, ou então alguns para combinar com outros existentes em casa?! Aqui vocês podem levar um “pedacinho” desses que vocês têm em casa. (bem pequeno, que caiba até no bolso) Porque assim vocês não correm o risco de chegar em casa e descobrir que aquele tecido NUNCA vai combinar com nenhum! Eu confesso que de teimosa, já passei por isso, e demorei muito para encontrar “um par para o bendito”. (rs...)
            Outra dica: quando vocês quiserem combinar muitas estampas, cuidado! Nem sempre elas combinam entre si. Tome cuidado para a peça não ficar o que chamamos de “muito carregada de cores”. Nessa hora uma coisa eu garanto: poá, xadrez e listrado, são “verdadeiros tecidos coringas” na hora de fazer isso! Isso porque eles têm geralmente apenas duas cores, e isso facilita bastante!
            Eu particularmente CURTO DEMAIS estampas pequenas e delicadas. (Quem me acompanha já deve ter percebido isso) Um exemplo disso são os tecidos chamados FLORAIS MIÚDOS! Eu só AGORA estou COMEÇANDO A ME ARRISCAR a comprar estampas maiores, mas são raras às vezes porque eu realmente tenho uma “quedinha” por flores pequenas. (rs...) E já sinto maiores dificuldades nas combinações, é preciso tomar bastante cuidado para não desperdiçar dinheiro e fazer com que algum tecido não fique lá “abandonado” no fundo de uma caixa, baú, etc.
            Abaixo eu trouxe algumas fotos, mostrando essas dicas descritas acima. Espero que vocês se inspirem e façam muitas combinações e projetos fofos por aí!      
Grande beijo
Iara Passerotti - IP Handmade





Comentários

Márcia Lima disse…
Olá, Bom Dia, Iara! Adorei as dicas.E aproveitando o assunto tecido, vou te pedir um favor: queria saber o preço de tecidos como esse que usou nas fotos aí em SP e onde poderia comprá-lo, de preferencia lá na 25 de março, pois tenho uma pessoa que vai a SP mes que vem e vou fazer umas "encomendas". Se não for abusar, pode caprichar num email! (marciaaglima@yahoo.com.br) Bjs
Marcinha disse…
É bem por ai mesmo. Gostei da metrópole trouxe vários. O preço é mais salgado mas a tentação é maior ainda.
Também tenho comprado esses de flores miúdas os chamados "Liberty". Tá caprichando nesses posts e o povo vai começar a abusar da sua boa vontade...♥ Beijos amiga. #secuida
Obrigada amigas!

Seguinte: tecidos BONS mas não tão baratos, vcs encontram na METRÓLE mesmo!

Não tem como gente, mas o BARATO a qualidade é inferior, como na maioria das coisas que compramos nessa vida!

A dica é de que: VALE O INVESTIMENTO!

beijos Iara
BiscuitdaMada disse…
Oi Iara, também uso o mesmo principio apesar de não costurar muito, mas quando monto as minhas caixas sigo a mesma linha de raciocínio. Adoro a Metrópole apesar dela ser mais cara.Beijos.
Maria Filomena disse…
Iara,
muito obrigada pela aula...
não só de conhecimento e bom gosto,
mas acima de tudo de abnegação e disponibilidade em passar os seus conhecimentos adiante....
Gostei!!!
Também costumo comprar estampas pequenas..., mas confesso que tenho dificuldade em combiná-las...
acredito que tenho acertado mais nas compras, mas nem sempre é fácil...

abraços e bom final de semana

de MF
Taís Olly disse…
Oiiii Bom dia !!!

Gostei muito dicas, confesso que tenho medo de misturar os tecidos, mas agora irei me aventurar !!!
Beijos

http://tais-olly-crafts.blogspot.com.br/
Déborah Belmiro disse…
Olá Iara!!
Boas dicas!!
Acho que todas são assim... bate o olho e já fica imaginando as possíveis combinações e onde usar, né!!

Na semana passa fui à loja de tecidos e vi essa estampa de cupcakes... me apaixonei na hora... mas não levei! Quero voltar lá e comprar!

Beijokas... bom final de semana!
cantinhodadeborah.blogspot.com
Iara, adorei seu post!
Eu também tenho um pouco de dificuldade em fazer as combinações, mas uma professora de patch me deu uma dica ultra-mega-legal!!! Quando estou em dúvida com a combinação de um tecido estampado, com uma grande variação de cores, dou uma olhada na orela onde tem as cores usadas na impressão e procuro por um tecido num daqueles tons. Não tem erro, sempre dá certo!
Beijos grandes!!!
Será que a gente se encontra no Rio neste feriadão? rsrsrs...
Alê lira disse…
Muito obrigada por dividir conosco o seu conhecimento, que o universo te devolva em dobro muito sucesso!!!

Alê lira
bylirarts.blogspot.com
Mirella Navarro disse…
Adorei as dicas sempre tenho dificuldade em combinar tecidos! Ontem mesmo fui na lija e não tie nenhuma inspiração! Vou seguir suas dicas na próxima compra!

Abraços
Artes da Jane disse…
passei,gostei,fiquei!!muito legal tuas dicas,eu sou pessima nisso..
beijos
Cynthia disse…
Adorei as dicas, Iara!
Eu ainda teimo em usar os tecidos lisos em combinações... Mas não recomendo pra ninguém! Mancham e são superchatos de trabalhar! Tem que ter uma paciência de Jó! Aff...
Tô vendo que vou ter que aderir aos poás nas combinações tbm... rsrs
Bj.
Juliana! disse…
Perfeito o post!
obg pelas dicas,isso ajuda muito :)

Bjão

Postagens mais visitadas deste blog

Receita CASEIRA de ANTI MOFO...

Já que ontem comentei por aqui, sobre “economia” em casa, hoje trouxe mais uma dica para vocês! Só que dessa vez, não está relacionada com trabalhos CRAFTS, mas sim, com algo para vocês utilizarem em casa, mais especificamente, dentro dos ARMÁRIOS de roupas. A maioria de vocês deve conhecer aqueles POTINHOS QUE EVITAM MOFOS, que são geralmente MUITO CAROS! Há algum tempo atrás, porém, eu acabei comprando 5 unidades desse produto. Cada um custou em média R$9,00 (no supermercado aqui perto de casa). Bom, ótimo, PERFEITO se não fosse um detalhe: agora apenas 1 mês depois esses “danadinhos” resolveram ficar TODOS JUNTOS CHEIOS DE ÁGUA, no limite de trocá-los! Foi então que eu pensei: “Puxa vida, mas já?!” Logo percebi que aqui em casa, dentro dos armários não dá para ficar sem! E enquanto trabalhava com minha máquina de costura essa semana, assistindo conforme também já disse anteriormente aqui, o único programa da tarde que gosto: MULHERES na TV GAZETA, eis que SURGE UMA SANTA MULHER dando dic…

Vídeo do Passo a Passo do Programa Atelê na TV...

Pessoal aqui está um “vídeo caseiro” (peço desculpas por uma pequena falha técnica aos 4 minutos da filmagem rs...) do meu passo a passo apresentado no Programa Ateliê na TV no dia 22/06/2012.          Em breve eles irão disponibilizar o vídeo na íntegra no site, que por enquanto está apenas com a parte escrita (lista de materiais e modo de execução), mas para “quebrar um galho” trouxe aqui para vocês que não puderam assistir ou que gostariam de ver novamente! Abaixo também segue o molde da peça, mas ATENÇÃO: o desenho está SEM ESCALA, é preciso apenas utilizar as medidas e preparar seus próprios moldes ok!
Grande beijo Iara Passerotti - IP Handmade


Preparem seus corações, fui na 25 de Março !!!

Para variar eu chego em casa, depois de ter ido na Rua 25 de Março, cheia de NOVIDADES!!! E corro aqui para mostrar para vocês! Eu sempre digo e não me canso de repetir que “CADA VEZ QUE VOU ATÉ LÁ CONHEÇO UMA LOJA DIFERENTE!” Quem mora em São Paulo, sabe que não é exagero, mas é que realmente a VARIEDADE de coisas para vender de todos os setores que vocês puderem imaginar é ENORME por lá! E hoje eu DESCOBRI o “PARAÍSO” e mais um pouquinho do “MUNDO DO SCRAPBOOK”. Comentei sobre isso ontem aqui. Bom, vamos ao que interessa! Comprei coisas “fofas” numa loja chamada A GAIVOTA. Eles não têm tanta variedade como a loja citada ontem por aqui, a Scrapsampa, (mesmo porque a maioria dos produtos são nacionais), mas sinceramente saí de lá bastante “contente e feliz” com minhas NOVAS AQUISIÇÕES. (eu na verdade sempre fico feliz com tudo que compro por mais simples que seja rs...). E o mais bacana foi o super atendimento de duas moças: uma vendedora chamada Conceição e uma representante da Toke e Cr…