Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é VINTAGE ?



São várias as explicações para esse "estilo" tão falado por aí: o VINTAGE!
Mas na verdade de novo ele não tem nada, vejam só:

"Vintage é uma estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960."

"A palavra vintage vem do inglês. Qualquer coisa é vintage quando há um forte retorno ao passado, ou seja, como se imitasse um estilo anterior que pode ser na moda, decoração ou, até mesmo, presente em uma obra literária."

Essa aqui mostra a diferença entre o VINTAGE e o RETRÔ:

"Vintage são coisas velhas que voltaram à moda.
Retrô são coisas novas inspiradas nas coisas antigas.
"

Mas a definição mais explicativa que encontrei na net, foi essa:

"A palavra Vintage, tão usada hoje em dia quando se fala de moda, tem origem na vinicultura.
Em 1746 a expressão Vintage passou a designar o “ano em que foi feito um vinho” e também um vinho de boa safra.
Para uma roupa, sapato ou acessório ser considerado Vintage, a peça precisa preencher alguns requisitos:
♥ ter sido produzida entre os anos 20 e os anos 80
♥ peças anteriores ao período são consideradas como antiguidades e as posteriores ao período são designadas como roupas ou acessórios de segunda-mão
♥ deve representar um instante da moda e ser capaz de traduzir um estilo próprio ou a marca de um estilista
♥ não pode ter sofrido transformação alguma
♥ precisa estar em perfeito estado
Já o termo Retrô se aplica às peças que tem inspiração em décadas passadas mas que são produzidas atualmente.
De forma prática Vintage é aquilo que conseguimos garimpar em um brechó ou no armário das nossas avós, já Retrô é uma peça nova com inspiração em outra época."
            Bom, depois de ler todas essas explicações, eu acredito que o meu trabalho craft de hoje é RETRÔ e não VINTAGE como eu pensava. (rs...)
            Isso porque encontrei na KALUNGA (uma grande loja de materiais de papelaria) um CONTACT o qual fiquei apaixonada! Resolvi então me INSPIRAR em coisas antigas e preparar essa produção. Trouxe as fotos para vocês verem, espero que assim como eu, curtam de montão!

Grande beijo
Iara Passerotti - IP Handmade






Comentários

Camila disse…
Iara, ameeeeei esse contact tb! Vintage é tudo de bom! Quando passar por uma Kalunga ele não me escapa!! =)

Beijocas! Bons trabalhinhos!!
Camila DEMAIS mesmo esse CONTACT né!?
Fico feliz que tenha gostado!
Grande bj Iara Passerotti
Marcinha disse…
Adorei o post. O garimpo da matéria super bacana. E esse contact uh lá lá...Beijos
SIA Arte Oficio disse…
Olá Iara

Amei a explicação e esse Contact então que lindo!!!!!!!!!!!D +++
Beijos Simone
http://www.flickr.com/photos/sia_aguiar/

Postagens mais visitadas deste blog

Receita CASEIRA de ANTI MOFO...

Já que ontem comentei por aqui, sobre “economia” em casa, hoje trouxe mais uma dica para vocês! Só que dessa vez, não está relacionada com trabalhos CRAFTS, mas sim, com algo para vocês utilizarem em casa, mais especificamente, dentro dos ARMÁRIOS de roupas. A maioria de vocês deve conhecer aqueles POTINHOS QUE EVITAM MOFOS, que são geralmente MUITO CAROS! Há algum tempo atrás, porém, eu acabei comprando 5 unidades desse produto. Cada um custou em média R$9,00 (no supermercado aqui perto de casa). Bom, ótimo, PERFEITO se não fosse um detalhe: agora apenas 1 mês depois esses “danadinhos” resolveram ficar TODOS JUNTOS CHEIOS DE ÁGUA, no limite de trocá-los! Foi então que eu pensei: “Puxa vida, mas já?!” Logo percebi que aqui em casa, dentro dos armários não dá para ficar sem! E enquanto trabalhava com minha máquina de costura essa semana, assistindo conforme também já disse anteriormente aqui, o único programa da tarde que gosto: MULHERES na TV GAZETA, eis que SURGE UMA SANTA MULHER dando dic…

Vídeo do Passo a Passo do Programa Atelê na TV...

Pessoal aqui está um “vídeo caseiro” (peço desculpas por uma pequena falha técnica aos 4 minutos da filmagem rs...) do meu passo a passo apresentado no Programa Ateliê na TV no dia 22/06/2012.          Em breve eles irão disponibilizar o vídeo na íntegra no site, que por enquanto está apenas com a parte escrita (lista de materiais e modo de execução), mas para “quebrar um galho” trouxe aqui para vocês que não puderam assistir ou que gostariam de ver novamente! Abaixo também segue o molde da peça, mas ATENÇÃO: o desenho está SEM ESCALA, é preciso apenas utilizar as medidas e preparar seus próprios moldes ok!
Grande beijo Iara Passerotti - IP Handmade


Preparem seus corações, fui na 25 de Março !!!

Para variar eu chego em casa, depois de ter ido na Rua 25 de Março, cheia de NOVIDADES!!! E corro aqui para mostrar para vocês! Eu sempre digo e não me canso de repetir que “CADA VEZ QUE VOU ATÉ LÁ CONHEÇO UMA LOJA DIFERENTE!” Quem mora em São Paulo, sabe que não é exagero, mas é que realmente a VARIEDADE de coisas para vender de todos os setores que vocês puderem imaginar é ENORME por lá! E hoje eu DESCOBRI o “PARAÍSO” e mais um pouquinho do “MUNDO DO SCRAPBOOK”. Comentei sobre isso ontem aqui. Bom, vamos ao que interessa! Comprei coisas “fofas” numa loja chamada A GAIVOTA. Eles não têm tanta variedade como a loja citada ontem por aqui, a Scrapsampa, (mesmo porque a maioria dos produtos são nacionais), mas sinceramente saí de lá bastante “contente e feliz” com minhas NOVAS AQUISIÇÕES. (eu na verdade sempre fico feliz com tudo que compro por mais simples que seja rs...). E o mais bacana foi o super atendimento de duas moças: uma vendedora chamada Conceição e uma representante da Toke e Cr…