20 abril 2012

Organizações Crafts nessa #sextacriativa

             Pessoal, quem trabalha nesse "mundo craft" sabe muito bem que uma BOA ORGANIZAÇÃO dos materiais é FUNDAMENTAL!
            Mas sabemos também que existem momentos que na correria do dia a dia fica tudo "de pernas para o ar", e a falta de tempo nem sempre nos ajuda nessa tarefa.
            Mas para facilitar as coisas, a DICA que eu dou e considero importante é a seguinte: de "tempos em tempos" é bacana dar "uma geral" na bagunça!
            Isso acontece SEMPRE comigo, principalmente depois que devido alguns acontecimentos, tive que "literalmente desmontar" meu Atelier que estava numa sala de quase 20 metros quadrados e trazê-lo de volta para "dentro do meu pequeno apartamento" (que apesar disso é meu recanto e adoro rs...).
            Os tecidos sempre são os materiais os quais mais "modifico" de lugar: já ficaram arrumados em rolos, depois separados por cor individualmente em saquinhos, depois fora dos saquinhos separados por tons, etc.
            Mas dessa vez resolvi mudar de novo!
            Eu "estou quase acreditando" que dessa vez será definitivo rs... Isso porque me pareceu a forma mais fácil para lidar com eles.
            E resolvi dividir com vocês essa dica, e sinceramente espero que possa ajudá-las ou ao menos quem sabe dar "uma luz" de como FACILITAR A VIDA de cada uma de vocês!
            Vamos lá:
            Primeiramente comprei há algum tempo atrás aquelas caixas organizadoras transparentes. No meu caso comprei aqui em São Paulo na KALUNGA, mas vocês encontram também em hipermercados e algumas lojas de materiais de decoração e construção (exemplo Leroy Merlin), mas fica a dica: onde comprei encontrei os "melhores preços"!
            Existem vários modelos e tamanhos, por isso é bacana ANTES de gastar dinheiro, pegar uma fita métrica ou trena e sair medindo os espaços em casa onde vocês imaginam que irão colocar as caixas! 
            Eu comprei algumas maiores para colocar no chão e outras menores para colocar em cima da mesa.


                 Chegando em casa, eu recortei um papelão do tamanho da largura da caixa. Fiz isso para poder DOBRAR os tecidos e eles ficarem dentro da caixa de uma forma PADRONIZADA e, portanto MAIS ORGANIZADA. Confesso que aqui a "cabeça de arquiteta" meio "esposa de engenheiro" falou mais alto! rs...


            No meu caso, nessa caixa, a ideia era formar duas colunas de tecidos, mas fica a critério de vocês a melhor disposição dentro da mesma!
            Dobrei todos os tecidos e ANTES separei por cores. 
            Como estou fazendo novamente um curso de patchwork, sempre gosto de levar meus tecidos de casa para aproveitar o que tenho e não ficar "caindo em tentação" e sair comprando mais tecidos da loja. 
           
            Portanto para FACILITAR isso, descobri que é bacana separar os tecidos por COMBINAÇÕES. Então coloquei tecidos combinando entre si, dentro daqueles saquinhos com fechos (vocês encontram em lojas de embalagens). Assim toda a vez que eu precisar tirar alguns tecidos, não bagunço os outros e não perco tempo FAZENDO COMBINAÇÕES.
            Eu particularmente ADOREI e achei que ficou MUITO MAIS PRÁTICO!




     
             Depois disso, aí sim coloquei os saquinhos dentro da caixa transparente! Aqui vocês também escolhem a melhor forma: eu coloquei aqueles tecidos que "não aguento mais olhar para a cara deles" no fundo da caixa e em cima, coloquei os "recentes adquiridos" que estão "doidos pra virarem" novidades' rs...
            Ah! Outra dica que aprendi com uma amiga, a Angela: espirrem nos tecidos aquelas "águas aromatizadas" (específicas para tecidos heim!) antes de guardar, nossa fica uma delícia!



             Outras caixas menores e com tampas utilizei para guardar várias cores de viés, alfineteiros, tesouras, etc. Isso porque para quem mora numa cidade como São Paulo, sabe que essas coisas abertas "lotam" de poeira!
            Espero que tenham gostado! 
            Bom final de semana com um feriadinho no meio mas que nem parece né! rs...

Um grande beijo
Iara Passerotti - IP Handmade

11 comentários:

Keren Moura disse...

Iara, achei a ideia dos tecidos no ziploc muito boa! Vou copiar :)

Obrigada por compartilhar... parabéns pela organização, quando crescer quero ser assim :)

bjoo

Atelier Caseiro disse...

Os meus tecidos ficam num armario só deles, mas várias outras coisas guardo nas caixas transparentes... São praticas, mantem a ordem e por serem transparentes facilitam muito a identificação. Excelente dica!

Li Truffi disse...

Iara, gostei muito de sua idéia, assim fica tudo organizado e longe do pó, vou fazer em casa, obrigada pela dica.

Débi disse...

Oii Iara!
você sempre aparece com dicas muito bacanas!
Eu preciso fazer isso URGENTE! tenho os tecidos divididos em duas caixas, mas todos jogados lá dentro, porque não consigo nunca deixar organizado. Já tentei colocar em saquinhos, mas nao funcionou, talvez porque eles eram saquinhos de pasta, que ficavam abertos. Vou tentar como você fez.

beijos

Eliiartesanatos disse...

ameeiiii seu blog e suas dicasss....bjusss

da uma passadinho no meu blog tbem, se puder me seguir...hehehe...agradeço...bjokass

Elii

Déborah Belmiro disse...

Muito boa a dica de organização, Iara!!
Eu tento na medida do possível organizar meus tecido e apetrechos!
Substitui quase todas caixas de papelão por essas caixas de plástico transparentes, assim facilitam mesmo ver o que tem dentro!
Ainda quero comprar mais umas 2 de um tamanho bom!
Também não tenho ateliê e tenho que acomodar minhas coisas no quartinho do João... um dia terei meu cantinho de verdade!!

Beijokas, flor!
Bom final de semana!

Ideia Fofa disse...

Nossa, adorei a dica! Já estou precisando dar uma arrumada nos meus tecidos e vou experimentar separá-los assim como você fez. Até então eles moram em caixas de papelão, o que me impede de visualizá-los melhor e ainda ficam com o cheiro da caixa ou de mofo.

Obrigada por compartilhar sua ideia conosco.

Beijos.

Elis.

Soraia disse...

Olá Iara !
Tudo bem ?!
Estou de volta aos pouquinhos...rsrs
AMEEEEI suas sugestões de organização, são de grande importância no dia à dia do cantinho de fazer coisas FOFAS !
Obrigada por compartilhar suas idéias e os seus conhecimentos !
Beijos em vc, no sapeca fofinho, na princesa, na mamãe e em toda sua família,
Soso.

Helena Garcia disse...

Oi, Iara !!

ADOREI suas dicas !!! Parabéns pela organização e pelo capricho!
beijos
Helena
www.diaadiacorridinho.com.br

Lá Na Má disse...

Oi Iara!!!
Você sempre nos trazendo idéias bacanas! Adorei a parte de organizar por padrões de estampas, isso facilita mesmo!
Obrigada por compartilhar!
Bjos!
Monique - Lá Na Má

www.littlepiecesblog.blogspot.com.br disse...

Com certeza temo que organizar nosso cantinho de trabalho, esta semana comecei a organizar o meu, e jogando um monte de coisas fora que não usava mais.

Mega Artesanal 2017 - CraftShop e Bastidores

Olá pessoal!  A CraftShop esteve na Mega Artesanal 2017! Venham com a gente ver um pedacinho do que aconteceu por lá! Grande bei...